ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, EM PARCERIA COM O SEBRAE, APRESENTA A SEMANA DO EMPREENDEDORISMO EM LUMIAR

O Brasil se destaca quando o assunto é Empreendedorismo. Três em cada dez brasileiros adultos, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

 

Um dos fatores responsáveis por esse posicionamento admirável é a melhoria do ambiente legal, que permite o aumento do número de formalizações entre os trabalhadores. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, determinou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um microempreendedor Individual (MEI) legalizado.

 

O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é necessário faturar, no máximo, até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

 

Segundo o presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, Flávio Stern, “o microempreendedor individual tem inúmeras vantagens, entre elas, a facilidade de se formalizar e a redução de carga tributária. A formalização crescente dos trabalhadores promove a geração de renda e emprego, contribuindo para o desenvolvimento do município. Aqui em Nova Friburgo, a Acianf, o Sebrae e a Sala do Empreendedor, na Prefeitura, são grandes fomentadores e incentivadores do MEI. ”

 

No intuito de fomentar a economia e o microempreendedorismo, a Associação Comercial de Nova Friburgo, em parceria com o SEBRAE, apresenta a Semana do Empreendedorismo, que acontecerá em Lumiar, do dia 07 até o dia 10 de novembro. Lumiar já estabeleceu sua importância no quadro econômico e turístico de Nova Friburgo, e vem crescendo e ganhando força ao longo do tempo. Serão quatro palestras, voltadas para direcionar o microempreendedor e fazer com que a economia cresça ainda mais na região.

No dia 07 de novembro (segunda-feira), às 16:00 horas, acontecerá a palestra “Atendimento com Excelência – Como atrair e fidelizar clientes”, ministrada por Giselle Costa.

No dia 08 de novembro (terça-feira), às 18:00 horas, acontecerá a palestra “SEI PLANEJAR”, ministrada por Necísia Câmara.

No dia 09 de novembro (quarta-feira), às 18:00 horas, acontecerá a palestra “SEI EMPREENDER”, ministrada também por Necísia Câmara.

No dia 10 de novembro (quinta-feira), às 18 horas, acontecerá a última palestra da semana do empreendedorismo, a “SEI INOVAR”, ministrada por Diogo Teixeira.

 

lumiar