A Associação Comercial recebe Medalha Tiradentes e comemora seu centenário no Nova Friburgo Country Clube

Na quarta-feira, 13 de dezembro, a Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo foi homenageada com a Medalha Tiradentes, uma das mais importantes comendas do estado do Rio de Janeiro, no almoço comemorativo de seu centenário, ocorrida no Nova Friburgo Country Clube.

O evento contou com diversas personalidades importantes de Nova Friburgo, como o atual prefeito do município, Renato Bravo, o presidente da Facerj, Jésus Sebastião Mendes Costa, o presidente do Nova Friburgo Country Clube, Roosevelt Concy, o deputado estadual Wanderson Nogueira, entre outros nomes.

No cerimonial, a mesa foi composta por Bernardo Botelho (Presidente do Conselho dos Jovens Empresários da Acianf), Carlos Eduardo Lima (Vice Presidente de Indústria e Meio Ambiente), Renato Abido (Vice Presidente de Comércio), Júlio Cordeiro (Presidente do Conselho Deliberativo da Acianf), Jésus Costa (Presidente da Facerj), Renato Bravo (Prefeito), Alexandre Cruz (Presidente da Câmara de Nova Friburgo), Flávio Stern (Presidente da ACIANF), Adriani Evaristo Monteiro (Vice Presidente de Administração), Ubaldo Damasceno (Vice Presidente de Finanças), Paulo Cordeiro (Vice Presidente de Agronegócios), Sérgio Tadeu Miranda (Presidente do Conselho Fiscal), Roosevelt Concy (Presidente NFCC), e Jorge Maciel (Vice-Presidente de Serviços, Turismo e Cultura).

Apresentada por Bernardo Dugin, a cerimônia mostrou, ao público presente, a história centenária da Associação Comercial, que recebeu, através de seu Presidente Flavio Stern, pelas mãos do deputado Wanderson Nogueira, representante da Alerj, a Medalha Tiradentes.

Em seu discurso, o presidente da Acianf, Flávio Stern, disse estar muito orgulhoso pelo centenário da entidade: “Com muita satisfação, comemoramos hoje, neste pequeno evento, o centenário da Associação Comercial. São 100 anos de importância para a cidade, quando 57 pessoas se reuniram e começaram a Acianf”, afirma em relação à origem da instituição, em 1917. “Nós começamos as comemorações já em 2016, quando criamos ações do Rumo ao Centenário. Em todas as ações, buscávamos melhorar um pouco, e em 2017, continuamos o trabalho através de projetos voltados para cultura, turismo e comércio, sempre focando o centenário”, continuou.

Um dos principais projetos foi a reforma de toda infraestrutura da instituição, que agora conta com salas equipadas e auditório prático e moderno: “Nós pensamos muito em deixar um legado, então pegamos nossa Associação, uma casa antiga, com fachada tombada, fizemos uma reforma estrutural, e com isso conseguimos ter uma associação moderna, com ar condicionado, e que possa receber seus associados, colaboradores e toda a sociedade friburguense”, afirmou Flávio.

Nos 100 anos, diversas outras ações foram realizadas na atual gestão, como a criação do Banco de Currículos, do Espaço Cultural Acianf – que permite que artistas friburguenses tenham um espaço no centro da cidade para expor suas obras, da Central de Negócios – onde empresários e comerciantes podem alugar o espaço reformado da Acianf para alavancar seus negócios, além de parcerias, descontos, palestras, cursos e muitos outros benefícios oferecidos pela Acianf.

O Conselho dos Jovens Empresários da Associação Comercial também surgiu em 2017, com intenção de fomentar a veia empreendedora jovem da cidade. O Presidente do Conselho Jovem, Bernardo Botelho, falou da importância da Acianf estar inserida na sociedade friburguense: “É muito importante ter um presidente de uma entidade que é aberto a conversa, que escuta todos nós e que esteja dentro da sociedade friburguense. Ele trouxe a comunidade para dentro da Associação com desenvolvimento, com palestras, com cultura, com arte, e com capacitação de nossas empresas”.

O Presidente do Conselho Deliberativo da Acianf, Júlio Cordeiro, agradeceu aos fundadores: “Através daquele ato de pioneirismo, e dos empresários que vivenciaram uma união, conseguimos trazer uma Associação mais forte até agora”.

Júlio Cordeiro também analisou o cenário atual geral e falou um pouco sobre o papel de uma associação: “Evidente que o Brasil atravessa a maior crise econômica de sua história, e a tendência, segundo informes, é que a recuperação para essa crise já começou. Será uma recuperação muito branda, porém firme. Uma Associação tem que se adequar as novidades que vem pela frente, e para isso, nós estamos muito ligados nas novas tendências, através também da criação do Conselho dos Jovens Empreendedores”.

A Associação Comercial de Nova Friburgo ainda comemorará seu aniversário de 100 anos no dia 16 de dezembro, às 9h, em sua sede (Av. Alberto Braune, 111), através de um evento aberto ao público geral.

WhatsApp Image 2017-12-14 at 16.07.24

WhatsApp Image 2017-12-14 at 16.07.27

00009

00010

00053

00259

00266

00018

00038

Faça um comentário

Comentário (obrigatório)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)