Clube do Trem – Exposição na Acianf

No ano que Nova Friburgo comemora seus 200 anos de existência, é importante falar um pouco sobre o trem que a cidade passou a ter em 1860, quando o primeiro trecho da linha férrea foi concluído.

No século XIX, Cantagalo era um dos principais produtores de café da região, e o Barão de Nova Friburgo da época, Antônio Clemente Pinto, era um grande produtor. Para facilitar o transporte do produto, o próprio resolveu investir na criação da linha férrea. Graças a ela, os lucros com o café aumentaram, o que foi benéfico não só para o Barão, mas também para os fazendeiros e para a economia da cidade.

Após diversas intervenções e mudanças, em 1935, a estação do centro da cidade foi substituída e modernizada. Na época, existiam cinco estações em Nova Friburgo: a de Mury; no centro da cidade; a de cargas, onde, atualmente, é o 11º Batalhão da Policia Militar; a de Conselheiro Paulino e a de Riograndina.

A linha férrea foi desativada em julho de 1964.

O Clube do Trem montou uma exposição na Associação Comercial de Nova Friburgo (Av. Alberto Braune, 111), que estará disponível para visitação até o dia 04 de maio, de 9h às 16h. Venha conhecer um pouco mais sobre essa história! 

_DSC0954

_DSC0961

_DSC0965

_DSC0972

_DSC0976

Faça um comentário

Comentário (obrigatório)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)