Descarte de Pilhas e Baterias – ACIANF

A Associação Comercial de Nova Friburgo já realizou e apoiou diversas ações voltadas para a questão ambiental. A entidade reconhece que é de extrema importância que cuidemos do nosso meio ambiente para termos uma qualidade de vida melhor.

A coleta seletiva e o descarte responsável de lixos estão no topo das prioridades e responsabilidade que a sociedade deve ter. O descarte inapropriado de lixos tóxicos ou materiais não biodegradáveis, por exemplo, podem trazer consequências negativas para a cidade por dezenas e até centenas de anos.

As pilhas e baterias são produtos muito utilizados atualmente, e que devem conter em suas embalagens informações sobre o descarte destes produtos, justamente pelo perigo que eles podem trazer para os rios e matas.

A contaminação do solo e lençóis freáticos são algumas consequências do descarte incorreto de pilhas e baterias usadas. Algumas dessas são compostas de metais pesados (chumbo, mercúrio, níquel, etc) e são capazes de causar doenças renais, cânceres e problemas relacionados no sistema nervoso central.

Para regulamentar o descarte, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) publicou a resolução nº 257/1999, que determina o descarte e armazenamento correto desses materiais. De acordo com a resolução, os consumidores devem devolver as pilhas já usadas para os revendedores e as lojas encaminham o material para os fabricantes, responsáveis por dar um destino final ou então reutilizar e reciclar as pilhas.

Mas a melhor solução para o perigo ambiental que as pilhas e baterias usadas representam, é a conscientização e a redução do consumo das pilhas que contenham estes metais pesados.

Ponto de Coleta

Até o dia 19 de maio, a Associação Comercial de Nova Friburgo, em parceria com o Sicoob, disponibilizou um ponto de coleta destes materiais em sua sede (Av. Alberto Braune, 111, Centro), e convida a sociedade e os empresários a descartarem seu lixo de forma mais consciente.