Dicas Nutricionais para o Carnaval 2018

A Associação Comercial de Nova Friburgo conversou com a Dr Thelma Cintra, Nutricionista da rede GS, para saber dicas para que os foliões possam aproveitar o carnaval de forma mais saudável. Confira:

Acianf: – Quais alimentos devem ser priorizados para se ter energia no carnaval?

Dr Thelma: “Pra se ter energia no carnaval, o ideal é manter a energia mental e muscular, e para que isso ocorra, é necessário fazer as três principais refeições e lanches leves nos intervalos e tentar se alimentar de 3 em 3 horas.
Tais como: Café da manhã : usar frutas, cereais integrais, uma proteína de fácil digestão como ovos, queijo branco e, se quiser, suco desintoxicante e energizante também são ótimas opções ( maçã/couve/gengibre/água de coco/castanha do pará).

Almoço e Jantar : Fazer refeições leves e equilibradas, de fácil digestão, como: uma boa salada/ proteína como ovos, peixe, frango,e leguminosa e uma boa fonte de energia como carboidrato.
Tais como: batata doce/ batata inglesa/ aipim/ macarrão / arroz ( se preferir usar os integrais).

Lanches: Estes devem ser práticos e também garantir energia, tais como: frutas secas ou frescas, sucos naturais, barras de cereais (escolha sem adição de açúcar e xarope para que você não tenha queda de energia).

Acianf: – Quais alimentos devem ser evitados na hora da folia? 

Dr. Thelma: “Os alimentos que devem ser evitados são:

– os que contém recheios de molhos, maionese e frios porque estragam muito rápido:

– os lanches produzidos em locais  de procedência duvidosos; queijos amarelos e ressecados, carnes e comidas muito gordurosas que  demoram mais tempo para serem digeridas e podem causar sonolência e lentidão.

Acianf: – Qual a importância da hidratação nessa época do ano? 

Dr. Thelma: “A importância da hidratação é que, nesta época, os foliões perdem bastante líquido e gastam muita energia devido a alta temperatura e da movimentação em bailes e avenidas. Por conta disso, o ideal é manter o corpo hidratado com sucos de frutas, água de coco, ou água (de preferência a mineral, por questões de higiene), isotônicos; pois além de estarmos ingerindo líquidos, estaremos suprindo a falta de minerais. Para os que gostam de cerveja, o ideal é intercalar com suco ou água entre uma latinha e outra; e não se esqueça de intercalar com os lanches pequenos, pois bebida alcoólica nunca deve ser ingerida com estômago vazio.

Com esses cuidados a folia será garantida e proveitosa!

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