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8 de novembro de 2017 Sem categoria

Setor Industrial tem alta desde início da crise

Fonte – O Globo (Economia) 

Segundo dados divulgados pelo IBGE, a produção no setor cresceu 0,4% no acumulado em 12 meses até setembro, a primeira alta nesse tipo de comparação desde maio 2014, antes do início da maior recessão da história do país.

Em setembro, a produção industrial cresceu 2,6% frente ao mesmo período do ano passado. O resultado foi puxado pela forte alta da produção de automóveis, que cresceu 20,9%. O segmento tem sido o principal destaque positivo de alta no ano, influenciado pelo bom desempenho das exportações.

Com alta de 4,1%, a indústria de produtos alimentícios também contribuiu para garantir o crescimento.

 

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30 de outubro de 2017 Sem categoria

Contratações temporárias devem subir no final do ano de 2017

Fonte: Economia – O GLOBO 

A busca de um emprego temporário no varejo no final de ano continua aumentando ano após ano. A boa notícia é que, em 2017, depois de quedas consecutivas em 2015 e 2016, as contratações temporárias devem subir 10% e somar 111mil no comércio, segundo estimativa da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirização (Ferserhtt).

Além disso, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê que 27% dos temporários serão efetivados após o período de festas.

Para especialistas, os efeitos da reforma só devem ocorrer a médio prazo, adiando as expectativas das novas modalidades de contratação, como o trabalho intermitente. Ainda assim, as melhoras na economia irão ajudar na abertura de vagas temporárias.

As compras no período natalino devem movimentar R$ 34 bilhões até dezembro, estima o CNC. A avaliação é feita pela baixa inflação, que aumenta o poder de compra das pessoas. Além disso, o mercado de trabalho começa a se recuperar, e a taxa de juro está recuando nas linhas de crédito ao consumidor.

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27 de junho de 2017 Sem categoria

Mercado de Trabalho começa a apresentar melhorias

Apesar do número de desempregados no país já atingir milhões, o mercado de trabalho começa apresentar melhorias. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as empresas estão começando a oferecer salários maiores no momento da contratação, o que apresenta uma melhoria na renda brasileira.

O fenômeno pode ser explicado por fatores que vão desde a menor disponibilidade de mão de obra mais barata até mudanças na composição do mercado do mercado de trabalho.

A baixa inflação também auxilia a impulsionar os ganhos e explicar a melhora das altas. O efeito já começou a ser sentido por trabalhadores na ativa.

O começo da recuperação de postos de trabalho pressiona o mercado. Apesar da concentração de abertura de vagas no setor agropecuário, outros setores apresentam balanço positivo, como o de serviços e de indústria da transformação, que contrataram mais do que demitiram.

 

Fonte: O Globo

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10 de maio de 2017 Sem categoria

Veja o que muda caso a Reforma Trabalhista seja aprovada no Senado

Brasília – Com 296 votos a favor e 177 contra, a Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quinta-feira, o projeto de lei sobre a Reforma Trabalhista, que modifica mais de cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Para passar na Casa, o texto precisava de maioria simples (metade dos deputados presentes mais um voto), desde que pelo menos 257 parlamentares estivessem na sessão. A discussão durou 14 horas.

Apenas uma alteração no texto foi aprovada: a proibição da penhora de bens de entidades filantrópicas com finalidade de arcar com as despesas de causas trabalhistas. Entre os parlamentares que votaram a favor estão: Otávio Leite (PSDB), Pedro Paulo (PMDB), Jair Bolsonaro (PSC), Cristiane Brasil (PTB), Átila Lins (PSD) e Paulo Magalhães (PSD). Já entre aqueles que foram contra a medida estão Jean Wyllys (Psol), Jandira Feghali (PcdoB), Alessandro Molon (Rede), Miro Teixeira (Rede), Orlando Silva (PcdoB) e Luiza Erundina (Psol). Agora, o texto será votado no Senado Federal.

Veja as principais alterações:

1) As férias do trabalhador poderão ser parceladas em três vezes ao longo do ano. No entanto, nenhum dos períodos pode ser menor do que cinco dias corridos e um deles deve ser maior do que 14 dias. As férias também não poderão começar nos dois dias antes de um feriado ou do dia de descanso da semana.

2) Com a reforma, o trabalhador poderá fazer até duas horas extras por dia de trabalho, caso haja um acordo com o empregador.

3) Contribuição sindical passa a ser opcional. Atualmente, os trabalhadores são obrigados a pagar o imposto sempre em março. A taxa equivale a um dia de trabalho por ano e é destinada ao sindicato de cada categoria.

4) Jornada de trabalho e criação de banco de horas poderão ser negociadas com o empregador.

5) Haverá multa de R$ 3 mil por trabalhador não registrado. Para micro e pequenas empresas, o valor é de R$ 800.

6) Home office (trabalho em casa) agora entra na legislação e terá regras específicas. Entre elas, o reembolso por despesas do empregado.

7) Segundo a reforma, juízes poderão multar quem agir com má-fé em processos trabalhistas. Essa medida será aplicada a todos que alterarem a veracidade dos fatos, usar o processo de forma ilegal e gerar resistência injustificada ao andamento do processo.

8) Em março, o presidente Michel Temer havia sancionado uma lei sobre terceirização. O texto da reforça prevê que é necessário esperar, no mínimo, 18 meses para poder contratar o mesmo empregado. A medida pretende evitar que os trabalhadores sejam demitidos e logo em seguida sejam recontratados como terceirizados.

9) Mulheres grávidas deverão ser afastadas das atividades insalubres enquanto durar a gestação. Se o grau de insalubridade foi médio ou mínimo, ela pode apresentar um atestado que recomende o seu afastamento. Caso esteja no período de amamentação, as mulheres também podem apresentar um atestado.

10) Justiça do Trabalho: haverá maior rigor para a criação e alteração de súmulas — interpretações que servem de referência para julgamentos.

11) Segundo o projeto, o contrato individual de trabalho pode ser acordado verbalmente ou por escrito, por prazo determinado ou indeterminado. No entanto, inclui a previsão para que o trabalho seja prestado de forma intermitente, o que permite a contratação de funcionários sem horário fixo de trabalho. O documento deve ser feito por escrito e conter o valor da hora de trabalho, que não pode ser inferior ao valor-horário do salário mínimo ou àquele pago aos demais empregados de mesma função.

Pontos que podem se sobrepor à lei quando houver acordo:

1) Além da negociação da jornada de trabalho e do banco de horas, o intervalo intrajornada também poderá ser acordado com o empregador. No entanto, o patrão precisa respeitar o limite mínimo de trinta minutos para jornadas superiores a seis horas.

2) Adesão ao Programa Seguro-Emprego.

3) Plano de cargos, salários e funções.

4) Prorrogação de jornada em ambientes insalubres, sem licença prévia do Ministério do Trabalho.

5) Com a reforma, participação nos lucros ou resultados da empresa também poderão se sobrepor à lei se houve um acordo entre patrão e empregado.

6) Troca do dia do feriado.

7) Remuneração por produtividade, o que inclui as gorjetas e por desempenho individual.

Veja os principais pontos que não podem ser modificados:

1) Apesar da reforma, os patrões não podem alterar as normas de saúde, segurança e higiene do trabalho.

2) O pagamento do FGTS, 13º salário, seguro-desemprego e salário-família são mantidos.

3) O pagamento do adicional por hora extra, licença-maternidade de 120 dias e aviso prévio proporcional ao tempo de serviço também ficam de fora da reforma.

4) Salário-mínimo.

5) Proteção do salário na forma da lei.

6) Repouso semanal remunerado.

7) Férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal.

8) Licença-maternidade com a duração mínima de 120 dias, com extensão do benefício à funcionária que adotar uma criança.

9) Direito de greve.

10) Licença-paternidade de acordo com a lei.

11) Seguro contra acidentes de trabalho, que é de responsabilidade do empregador.

12) Aposentadoria.

13) Proteção do mercado de trabalho da mulher.

14) Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de 18 anos e de qualquer trabalho a menores de 16 anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 anos.

15) Medidas de proteção legal de crianças e adolescentes.

16) Proibição de que uma mulher seja empregada em serviço que demande força muscular superior a 20 quilos para o trabalho contínuo, ou 25 quilos para o trabalho ocasional.

17) Aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, sendo no mínimo de 30 dias.

18) Autorização para mulher romper compromisso contratual, com atestado médico, se este for prejudicial à gravidez.

19) Igualdade de direitos entre o trabalhador com vínculo empregatício permanente e o trabalhador avulso.

20) Repouso remunerado de duas semanas em caso de aborto não criminoso.

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19 de abril de 2017 Sem categoria

Como falar do seu histórico de trabalho?

Via Universia

Durante uma entrevista de emprego, muitos entrevistadores pedem que os candidatos comentem a respeito do seu histórico de trabalho. Nesse momento, é importante que o profissional saiba apontar as principais experiências da melhor forma possível.

Se você está se preparando para concorrer a uma vaga de emprego, confira a seguir 3 perguntas que, geralmente, são feitas pelos recrutadores. Veja também as formas de respondê-las:


1 – “Comente sobre o seu currículo”

Quando for proposto que você comente sobre o seu currículo profissional, procure destacar as suas habilidades e experiências mais importantes. Apenas tome cuidado para não comentar sobre tudo o que você escreveu no documento, pois ele já foi lido anteriormente pelo recrutador. Destaque apenas os pontos principais de uma forma detalhada.


2 – “O que você pode aprender com os seus erros?”

Quando for perguntado sobre isso, procure destacar as boas lições que você pode aprender com as suas falhas e as habilidades que você conseguiu desenvolver. Mostre ao recrutador que você possui características positivas como persistência e criatividade, por exemplo.


3 – “Por que você saiu do emprego anterior?”

Caso seja questionado sobre isso, procure elaborar uma boa justificativa e seja sempre transparente com o entrevistador. Mostre a ele que você está à procura de novas oportunidades para se desenvolver profissionalmente.

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11 de abril de 2017 Sem categoria

A importância da qualificação profissional

O diploma de um curso superior nem sempre é o bastante em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Para conquistar maior destaque e oportunidades na carreira, é importante investir em cursos para maior qualificação profissional, se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

As empresas têm buscado pessoas alinhadas às novas tendências dos mercados e dispostas a se manterem sempre atualizadas e preparadas para oferecer visões estratégicas ao negócio. Por isso, o diferencial está na determinação do profissional em agregar cada vez mais qualificações e experiências ao seu currículo.

O problema é que, muitas vezes, não é fácil conseguir conciliar a rotina profissional com cursos de especialização. Ao mesmo tempo, ficar estagnado provavelmente não vai render oportunidades de ascensão na carreira e você ainda corre o risco de perder o seu emprego para um concorrente mais preparado.

Para resolver esse dilema, é preciso estar atento a alguns detalhes antes de tomar sua decisão. A seguir, mostraremos a importância dos cursos de qualificação profissional para te ajudar a refletir sobre o assunto:

Mantém você sempre atualizado

Grande parte da importância de fazer um curso de atualização é, como o próprio nome indica, estar a par de novas ideias e conceitos que o mundo e o mercado acabam exigindo de nós. As mudanças têm acontecido de maneira muito rápida, sendo extremamente importante se capacitar para acompanhar as demandas que se transformam a cada dia.

Além disso, um curso superior dificilmente consegue abranger todos os conteúdos que um profissional de determinada área precisa saber para desempenhar suas funções. Com o tempo de carreira, vamos adquirindo atribuições e, por consequência, outros conceitos e necessidades vão surgindo. Estar atualizado e preparado para lidar com isso faz toda a diferença e mantém a sua capacidade de ocupar um bom cargo ou conquistar novas posições.

Ensina a lidar com novos desafios

Iniciar um curso de capacitação traz novas responsabilidades, já que, quando você inclui uma tarefa diferente na sua rotina, é muito provável que ela te traga desafios. Saber administrar o seu tempo, cumprir com todas as atividades exigidas, buscar estímulos para vencer o cansaço e estudar após um dia intenso de trabalho, superar dificuldades e absorver conhecimentos são alguns exemplos de desafios diários que essa nova rotina pode trazer.

Sair da zona de conforto é sempre desafiador, mas é importante acreditar nos benefícios que essa decisão vai gerar e saber aproveitar as situações para se tornar um profissional e um ser humano melhor. Embora muitas vezes pareça difícil, uma vida sem desafios pode nos deixar despreparados para enfrentar condições adversas.

Redireciona sua carreira

É comum que haja alguma insatisfação com o mercado de trabalho ou com o curso superior escolhido. Hoje, as áreas de trabalho são muito diversas e um curso de especialização pode ser essencial para você encontrar uma outra direção para a sua carreira.

Em vez de optar por outra graduação, cursos de atualização e capacitação podem ser uma solução mais prática e menos custosa para conseguir novas possibilidades de atuação. Sua trajetória profissional não precisa ficar para sempre presa à sua formação inicial — basta encontrar novos focos e se capacitar para isso.

Permite que você conheça novas pessoas

Seja através da pós-graduação ou em um curso no fim de semana, ampliar sua rede de contatos é fundamental. Muitas pessoas conseguem novas colocações ou oportunidades de trabalho por meio do networking feito em sala de aula, em uma palestra ou workshop. Geralmente, esses ambientes reúnem pessoas que podem ser úteis para sua formação.

Conhecer novas pessoas e manter sua rede de contatos atualizada também desenvolve uma boa comunicação. Por mais tímido ou técnico que seja o seu trabalho, saber se comunicar, trabalhar em equipe e demonstrar segurança podem ser determinantes para conseguir um emprego ou mesmo para mantê-lo.

Além disso, a troca de conhecimento e experiências diferentes pode contribuir para o seu desenvolvimento e qualificação profissional. Nas dúvidas e nos desafios futuros, contar com a opinião de um amigo ou conhecido da mesma área pode contribuir muito para uma decisão mais segura.

Otimiza o seu tempo

Um dos principais desafios que um profissional e estudante deve lidar é com a administração do tempo e o planejamento de suas atividades. Saber gerir as horas do seu dia de acordo com suas responsabilidades é fundamental para cumprir prazos e metas, e ainda cuidar da saúde, conviver com familiares e amigos e divertir-se.

Nem sempre conseguimos manter nossa rotina de trabalho e fazer o curso dos sonhos, às vezes por falta de tempo ou de recursos. Mas, atualmente, há uma grande variedade de opções de cursos para todas as áreas, o que pode facilitar muito nossa busca por maior capacitação e ascensão na carreira.

Faz com que você seja reconhecido

É claro que a decisão de fazer um novo curso deve partir de um desejo pessoal e que nem sempre a recompensa acontece tão rápido. Embora o retorno financeiro ocorra apenas em médio ou longo prazo, investir em cursos aumenta as chances de ser reconhecido e ganhar visibilidade no ambiente de trabalho.

A tendência é que os cargos mais altos, as bonificações e os melhores salários sejam destinados aos profissionais com melhores formações acadêmicas e comprometimento. Portanto, demonstrar engajamento, dedicação e vontade de se capacitar e ascender na carreira pode render bons frutos!

Enfim, se você procura por melhores oportunidades e recompensas salariais, é importante estar atento aos cursos de atualização e especialização que contribuam para sua qualificação profissional. Lidar com novos desafios e agregar conhecimento são fundamentais para a construção de um bom currículo e de uma carreira de sucesso.

 

 

Fonte: Portal Educação

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4 de abril de 2017 Sem categoria

Trabalho para idosos: a contratação de aposentados sem vínculo empregatício

O governo federal está trabalhando sob um projeto de lei que criará o Regime Especial para o Trabalhador Aposentado (RETA), que está sendo finalizado por técnicos. Esse projeto possibilita a contratação de idosos com mais de 60 anos que já estão aposentados, sendo estes contratados por hora, sem o custo da Previdência Social, FGTS ou outros, e, também, sem vínculo empregatício.

Empresas poderão contratar idosos e estabelecer uma carga horária semanal de até 25 horas, sendo que o trabalho diário não pode ultrapassar de 8 horas. Não é necessário que o candidato cumpra uma escala fixa, o que permite que o empregador  estabeleça que o idoso trabalhe alguns apenas um ou alguns dias na semana, tendo possibilidade de alterar o cronograma.

O contrato irá regular a relação de trabalho entre empregador e empregado, basta que as duas partes entre em acordo. É obrigatório que o idoso ganhe um salário mínimo ou o piso da categoria.

 

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28 de março de 2017 Sem categoria

Práticas de um bom funcionário: como conseguir crescer na empresa

Muitas pessoas não sabem o que fazer quando conseguem um emprego e acabam colocando sua carreira em risco por não terem postura no ambiente de trabalho. Saiba como crescer na empresa e tornar um bom funcionário e que tipo de comportamento não deve ser adotado.

Proatividade: As empresas precisam de funcionários que se dediquem ao trabalho, que se envolvam por completo nos processos e forneçam boas sugestões para melhorar os processos.

Flexibilidade no trabalho: É preciso se adaptar às mudanças, recebê-las de prontidão e se adaptar quando novas situações surgem. É preciso acompanhar o ritmo da empresa e lidar com situações que podem ser estressantes para todas as partes. Isso significa ouvir críticas, estar aberto ao diálogo e estar disposto a melhorar, bem como se desapegar de alguma ideia que não deu certo.

Ética no trabalho: Não só no ambiente profissional, mas em qualquer lugar, uma pessoa desonesta não é bem-vinda. O funcionário que só se importa com o próprio bem e atrapalha o trabalho dos outros para crescer dentro da empresa não é bem visto, podendo ser demitido. Para crescer na empresa, o que se espera é um trabalhador responsável, em quem todos na empresa podem confiar.

Trabalho em equipe: Uma das coisas mais importantes, para qualquer área, é saber trabalhar em equipe, dividir conhecimentos e respeitar o outro. Isso porque é muito raro que um trabalho seja feito por apenas uma pessoa e o time precisa estar em sintonia para que tudo seja feito em menos tempo e com qualidade.

Criatividade no trabalho: O profissional desleixado, que não pensa formas diferentes de fazer seu trabalho, nunca apresenta sugestões de melhoria. O trabalhador precisa estar envolvido com sua função e apresentar formas criativas de executar sua função melhor.

Humildade no trabalho: A atitude que se espera do funcionário é que demonstrar humildade no trabalho para reconhecer os erros.

Faltas e atrasos no trabalho: Se o funcionário falta ou se atrasa no trabalho com frequência, é uma pessoa com que a empresa nunca poderá contar e ele jamais conseguirá crescer na empresa. Dessa forma, você dá motivos para que profissionais pontuais sejam chamados em seu lugar. É claro que quando uma pessoa está doente e possui atestado, a falta é justificada. Só não deixe de avisar quando isso acontecer e nem torne essa atitude recorrente. Esse comportamento pode levar o chefe a demitir o funcionário por justa causa. Somente falte em casos de extrema necessidade. Não coloque o emprego em risco, levando ainda a fama de descompromissado. Se possível, avise previamente na empresa que você faltará e tente repor as horas não trabalhadas.

Cumpra com suas obrigações de trabalho: Se você está trabalhando, está prestando um serviço, certo? Então, deve cumprir com as suas obrigações e fazê-las da melhor maneira possível.

Trate colegas e superiores de maneira educada: Este aspecto faz toda a diferença. Não saber se relacionar com outras pessoas, por mais diferentes que elas sejam de você, torna o ambiente de trabalho muito desagradável. Por isso, tratar os outros com educação, cordialidade, gentileza e respeito é fundamental.

 

 

Fonte http://meuemprego.empregoligado.com.br/ 

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23 de março de 2017 Sem categoria

Futuro profissional: como abordar o tema em uma entrevista de emprego?

Falar sobre o futuro profissional em uma entrevista de emprego nem sempre é fácil. É necessário saber planejar como abordar os seus planos e objetivos.

Pensando nessa dificuldade, separamos 3 dicas para ajudá-lo a falar sobre a vida profissional durante uma entrevista de emprego. Confira:


1 – Destaque quais habilidades você deseja aprimorar

Quando o entrevistador perguntar o que você procura no próximo emprego, lembre-se de destacar quais são as habilidades que você deseja desenvolver no novo trabalho.

2 – Mostre o seu interesse pela vaga
Mostre ao recrutador o quanto a vaga se encaixa as suas expectativas. Estabeleça uma relação entre suas metas pessoais e o futuro emprego deixando claro como eles podem se complementar.


3 – Deixe claro como você pretende atingir as suas metas

Procure mostrar ao entrevistador como você pretende alcançar seus objetivos caso seja contratado pela empresa. Destaque quais habilidades profissionais você pretende desenvolver e como fará isso. Deixe claro o seu interesse e disposição para começar o novo trabalho.

 

Via Universia Brasil

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21 de março de 2017 Sem categoria

O pensamento crítico no trabalho

Você sabe o que é ter um pensamento crítico e por que ele é importante? Variando entre uma habilidade e uma atitude, saiba como desenvolvê-lo e aplicá-lo na sua vida:

Um pensamento crítico faz com que você, primeiramente, não deixe crenças pessoais afetarem seu julgamento para analisar um problema ou questão. Popularmente, ele é conhecido como “conseguir enxergar de fora” da situação. Falando de maneira simplificada, trata-se de deixar certas emoções e questões pessoais de lado e focar no que é racional.

Pensar de maneira crítica também envolve ser criativo e inovador. Logo, essa única atitude tem um impacto enorme em todo o seu trabalho, afinal, o torna um solucionador de problemas e também um fornecedor de ideias inovadoras. Claro que não é sempre que você terá respostas ou propostas, mas exercitar o pensamento crítico ajuda na hora de lidar com as mais diferentes questões e trazer pontos interessantes sobre elas.

 

Fonte: Universia Brasil

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20 de março de 2017 Sem categoria

WhatsApp e e-mail fora do trabalho podem contar como hora extra

No início deste ano, entrou em vigor na França a lei que garante aos funcionários “folga” dos emails fora do horário de trabalho. Na prática, os trabalhadores franceses ganharam o “direito de se desconectar”, permitindo ignorar mensagens ou se negar a respondê-las se estas chegassem após o expediente ou no final de semana. Mas e no Brasil? O que a lei diz sobre o uso de e-mails ou WhatsApp fora do expediente?

Por aqui, saiba que responder a e-mails e utilizar o WhatsApp para finalidades profissionais fora do horário de trabalho pode ser considerado hora extra e, portanto, um tempo a ser pago pela empresa ao funcionário. “A legislação obriga todo empregador a pagar hora extra para toda e qualquer atividade que o funcionário executa após o expediente, no fim de semana ou quando tem de ficar de sobreaviso”, afirma Andrea Giamondo Rossi, sócia da área trabalhista do escritório de advocacia Machado Meyer. Mas há poréns e condições.

O que diz a CLT?

Não há uma lei específica que trate especificamente do uso dessas ferramentas pelos funcionários fora da empresa. Juízes, porém, têm recorrido ao artigo 6 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quando precisam analisar se o uso do WhatsApp, e-mail e outros tipos de mensagens em determinados casos deve ser visto como hora extra. O artigo 6 iguala o trabalho remoto ao presencial – abarcando assim questões como o home office, por exemplo. Mas o artigo também discorre sobre os chamados “meios telemáticos”.

Tratam-se de meios informatizados – como o e-mail, mensagens de texto e, mais recentemente o WhatsApp e aplicativos similares, como Messenger, Skype e Telegram – que, segundo a CLT, devem ter igual peso aos meios pessoais e diretos de controle e supervisão do trabalho. Ou seja: quem fica fora do escritório e utiliza e-mail e WhatsApp para o trabalho deve receber a mesma remuneração que um funcionário que faz seu trabalho in loco. “Eles são vistos como ferramentas de trabalho que, dependendo do uso e da finalidade, podem ser considerados trabalho à distância e, portanto, estar sujeitos ao pagamento de horas extras”, diz Andrea Giamondo Rossi.

Esta análise, entretanto, está sujeita a diversas interpretações. Não é porque um funcionário utilizou o WhatsApp fora de seu expediente para marcar uma reunião ou respondeu a vários e-mails no fim de semana que ele receberá horas extras automaticamente.

Quando vale hora extra?

Desde 2015, os tribunais vêm discutindo com mais critério o uso dessas ferramentas. Diversas ações trabalhistas – tendo como prova comunicações por tais instrumentos – surgiram nos últimos anos. Como provar que o uso foi excessivo? Como comprovar que a empresa bombardeia o funcionário com mensagens no celular? Ou ainda: como analisar se não foi o próprio funcionário quem exagerou?

“A jurisprudência passou a entender que não basta o uso desses recursos fora do trabalho para que as horas extras passem a valer”, afirma Boriska Ferreira Rocha, consultora da área trabalhista do escritório de advocacia Lobo & de Rizzo Advogados. “É preciso que o e-mail e o WhatsApp sejam usados como prova, mas precisam estar dentro de um contexto maior – que implique trabalho direto por várias horas”. Ou seja, a mensagem no WhatsApp precisa levar o funcionário a realizar outra tarefa ou trabalho durante mais do que alguns minutos. Responder um e-mail por dez minutos não confira pagamento de hora extra, mas se o empregador enviou uma comunicação pedindo que trabalhe em um projeto no fim de semana para adiantar a entrega, o que vai demandar muitas horas, aí nesse caso ele receberia pelas horas trabalhadas.

Na prática, o que os juízes do trabalho têm entendido é que WhatsApp, e-mail e mensagens do tipo tornaram-se “provas adicionais” de um trabalho realizado fora do expediente e que mereceria, portanto, pagamento de horas extras. “A empresa pode até ter uma política do uso dessas ferramentas, mas aí você analisa as tarefas dos funcionários e vê que seria impossível realizar aquilo dentro de seu expediente. Precisa levar para casa, trabalhar de final de semana”, diz Gabriela Locks, do escritório Lobo & de Rizzo Advogados. “Neste caso, o uso dos e-mails e do WhatsApp ajuda a provar esse contexto”.

Esquema de sobreaviso

No regime de sobreaviso, o funcionário pode ser convocado pelo empregador a prestar serviços fora de seu horário habitual de trabalho. Os tribunais têm entendido que permanecer de sobreaviso, sujeito a comunicação através de um aparelho como o celular ou ferramenta como e-mail – dá direito ao pagamento de horas extras. Mas o simples fato do funcionário receber e-mail ou WhatsApp durante o período de sobreaviso não configura pagamento automático de hora extra, adicional àquele que já está recebendo por estar de plantão. “Hora extra começa a contar a partir do momento que ele, de sobreaviso, recebe uma convocação e passa a trabalhar efetivamente. O resto é remunerado seguindo a regra do sobreaviso: um terço do salário para cada hora trabalhada”, diz Gabriela Locks, do Lobo & de Rizzo Advogados.

Posso me negar a responder?

O funcionário tem o direito de ignorar um e-mail, mensagem ou WhatsApp fora de sua jornada de trabalho. “Se não houver uma justificativa para trabalhar fora do horário, se não for remunerado por isso, o funcionário legalmente tem o direito de se negar a responder”, diz Boriska Ferreira Rocha, do Lobo & de Rizzo Advogados. Por outro lado, quando o funcionário é comunicado previamente, seja no momento da contratação ou mais tarde, ao fazer parte de um projeto, de que será contatado quando houver necessidade, ele deverá responder, pois está ciente da política da empresa. “Caso se trate de uma função que demanda flexibilidade, um cargo que implica no trabalho com questões mais urgentes – e você recebe pelo trabalho extra – você não pode se recusar a responder”, acrescenta Boriska.

Relembre: pagamento de hora extra

Segundo a lei, um trabalhador pode fazer no máximo duas horas extras por dia.

De acordo com o art. 7º, XVI, da Constituição Federal/1988, o profissional deve receber por hora extra, no mínimo, 50% a mais do que em sua hora normal de trabalho. Esse percentual pode ser maior em determinadas categorias profissionais devido a convenções coletivas.

Com relação ao trabalho em domingos e feriados, a remuneração será paga em dobro, salvo se o empregador determinar outro dia de folga.

 

Via Época Negócios 

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16 de março de 2017 Sem categoria

Nova Friburgo tem saldo positivo na criação de vagas de emprego

Nova Friburgo registrou saldo positivo em janeiro, de acordo com o Caged. Foram 1314 novas contratações e 1179 demissões.

A melhora de resultado de janeiro foi puxada pela Indústria da Transformação, com o saldo total de 184 novos trabalhadores.  De acordo com o relatório, o setor de serviços também contratou mais do que demitiu : terminou o mês com o saldo positivo de 10 contratações.

Outros setores apresentam números positivos, como o de construção civil, administração pública e agropecuária.

Comparado aos números anteriores, 2017 começou com um saldo maior. Na atual crise econômica que o país passa, a melhora repentina traz esperança para aqueles que estão em busca de um emprego.

 

 

 

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14 de março de 2017 Sem categoria

Vença a insegurança na hora da entrevista de emprego

Momentos antes de uma entrevista de emprego, é comum que o candidato sinta-se nervoso ou inseguro. Porém, é necessário evitar que essas condições atinjam sua autoconfiança e seu desempenho. É importante que suas habilidades sejam expressadas de maneira clara e objetiva durante o processo seletivo.

Para evitar que a insegurança atrapalhe sua chance, estude sobre a empresa antes: saiba a visão, os valores,  os propósitos e os negócios, saiba os requisitos básicos para a vaga e como esta funciona. Estude também seu próprio currículo para dominar o assunto.

Treine constantemente seu posicionamento, e não esqueça de descansar antes da entrevista.

Fique atento e prepare-se para o dia do encontro. Verifique horário, local, como irá se locomover até a empresa, quais documentos deve levar, quem deve procurar, como deve se vestir, com quanto tempo de antecedência deve chegar etc. Quando o profissional não enfrenta emprecilhos antes da entrevista, consegue ficar muito mais seguro: imprevistos e dificuldades podem abalar sua confiança e concentração.

Por fim, acredite em si mesmo e pense positivo. Boa sorte!

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9 de março de 2017 Sem categoria

Atitudes não recomendáveis em uma entrevista de emprego

Em uma entrevista de emprego, existem algumas palavras ou expressões que podem ser inadequadas durante o processo, e, por isso, é necessário prestar atenção na linguagem verbal e corporal:

Não use expressões negativas
Evite demonstrar atitudes negativas ou utilizar expressões como “eu odeio” ao entrevistador. Ao invés disso, reformule as suas frases para que elas passem uma imagem positiva durante a entrevista. Por exemplo: ao invés de dizer que odiava o seu cargo anterior você pode afirmar que não conseguia desenvolver as suas habilidades naquele emprego.

Não negue as propostas imediatamente
Estar disposto a aceitar novos desafios diz muito sobre um candidato. Não negue propostas imediatamente: pense a respeito, e se mostre aberto à possibilidade.

Não deixe informações “em aberto”
Responder perguntas de formas detalhadas e objetivas evita dúvidas do entrevistador e mostra uma boa articulação da parte do candidato. Não use expressões que possam gerar incerteza ou ambiguidade como, por exemplo, “na verdade” ou “basicamente”.

 

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7 de março de 2017 Sem categoria

Entrevistas de emprego por videoconferências

Atualmente, com a presença da internet em nosso cotidiano, muitas empresas realizam entrevistas e recrutamentos 100% on-line. Além de estar preparado para trabalhar com ferramentas tecnológicas e tornar a internet sua maior aliada, o profissional também deve estar preparado para, a qualquer momento, receber uma proposta de emprego e ter de ser entrevistado através do Skype (umas das maiores plataformas de videoconferência da atualidade) ou até por outros chats.

Assim, é importante que os candidatos estejam atentos para detalhes não seja os responsáveis por primeiras impressões ruins e, consequentemente, a desclassificação:

Vista-se adequadamente: Apesar de você estar na sua casa, a chamada de vídeo representa uma entrevista de emprego e é tão importante quanto se fosse na sede de uma empresa. Por isso, escolha suas roupas com profissionalismo, para não causar uma primeira impressão negativa.

Escolha um bom ambiente: Fique atento para os elementos que irão aparecer no vídeo. Esteja em um lugar adequado e neutro, sem grandes informações e busque atrair a atenção do entrevistador para você.

Não tenha repostas prontas: Além soar “forçado”, você pode correr o risco de entender o questionamento de maneira errada e responder de uma maneira engessada. Preste atenção nas perguntas e nas respostas que dará, sempre mantendo a calma.

Verifique seu computador e a câmera: Não espere somente o momento da entrevista para checar se seus equipamentos estão funcionando. Se fizer isso com antecedência, você pode corrigir os possíveis problemas técnicos que podem vir a acontecer.

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6 de março de 2017 Sem categoria

Como conversar sobre pretensão salarial em uma entrevista de emprego

Via Universia Brasil

Durante uma entrevista de emprego, algumas perguntas feitas durante a conversa podem gerar certo desconforto, principalmente, quando se referem à pretensão salarial.
A seguir, veja três perguntas que podem ser feitas pelos recrutadores e as sugestões para respondê-las:


1 – “Qual é a sua expectativa salarial?”

Essa pergunta pode ser bastante difícil de responder. Nesse caso, você pode afirmar que a expectativa salarial é proporcional a sua experiência profissional. Esteja aberto à acordos com o gestor.


2 – “Quanto você ganhava anteriormente?” 

Alguns recrutadores costumam pedir ao candidato que comente sobre o histórico salarial. Se for questionado sobre isso, procure comentar sobre as experiências presentes no seu currículo e descreva-as de uma maneira detalhada. Não invente ou exagere sobre nenhum assunto. Lembre-se de que a empresa certamente irá checar as suas informações depois da entrevista.


3 – “Por que você aceitaria um emprego ganhando menos?” 

Caso esteja concorrendo a um trabalho com salário menor em relação ao que ganhava anteriormente, procure mostrar o quanto deseja conquistar esse emprego. Você pode mencionar as características da vaga que mais atraíram a sua atenção e o quanto poderá desenvolver suas habilidades profissionais caso seja contratado.

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24 de fevereiro de 2017 Sem categoria

ATENÇÃO! Sua postura durante o carnaval pode afetar sua imagem profissional

Em tempos de conectividade, é importante que você fique atento à imagem que você irá passar nas redes sociais durante o Carnaval. Uma foto obscena, um comentário impulsivo ou até uma brincadeira de mau gosto na rede podem prejudicar sua imagem e até sua carreira.

Para não correr o risco de perder o emprego ou ter dificuldades para arranjar um (é importante lembrar que muitos recrutadores checam suas redes sociais), é importante evitar certos compartilhamentos e ficar atento. Atualmente, é de extrema facilidade que em plena folia do século 21 renda tweets direcionados ou até cliques propositais que alcançarão, antes do fim do carnaval, o WhatsApp e a caixa postal de dezenas de colegas, não colegas, chefes e pessoas que sequer são conhecidas.

Pensando nisso, é possível manter sua imagem no carnaval. E, para isso, valem as seguintes dicas, que também devem ser observadas durante o ano todo:

  • Não festeje a pausa no trabalho.
  • Não reclame em público do salário, do chefe ou dos colegas de trabalho.
  • Não publique fotos onde apareça embriagado ou praticando qualquer ilícito
  • Não apareça nu, quase nu ou exibindo conteúdo impróprio.
  • Não marque nem cite ninguém do seu ambiente de trabalho que não esteja com você.
  • Não humilhe, não ofenda, não exponha.
  • Não coloque em risco seus valores e princípios.
  • Fuja de temas polêmicos ou preconceituosos na hora de escolher uma fantasia ou uma postagem.
  • Fique atento ao consumo de álcool e ao compartilhar sobre ele.
  • Se postar, fique atento à língua portuguesa.

Caso algum post seu tenha sido prejudicial, assuma o erro. Lembre-se que rede social é de domínio público, e não privado.

Mantenha o bom-senso e pense na sua carreira. No fim, divirta-se!

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20 de fevereiro de 2017 Sem categoria

Dicas para ter uma boa postura profissional

Ao trabalhar em uma empresa, é necessário obter postura profissional e ética. A seguir, algumas dicas para passar confiabilidade e profissionalismo para aqueles que convivem com você em seu ambiente de trabalho:

SEJA RESPONSÁVEL

A responsabilidade é uma característica muito requisitada pelas empresas. Ser responsável na empresa é cumprir os prazos e ter zelo com o seu trabalho, realizando suas atividades da melhor maneira possível cumprindo com o seu papel de colaborador.

PONTUALIDADE É FUNDAMENTAL!

Um ponto que também tem muito a ver com responsabilidade é a pontualidade. Faltar e chegar atrasado no trabalho e reuniões mostra desrespeito com a empresa e seus superiores. Ao invés de chegar 15 minutinhos atrasado, que tal chegar 15 adiantado?

TENHA EDUCAÇÃO COM TODAS AS PESSOAS

Em uma empresa, você irá encontrar pessoas com pensamentos e estilo de vida diferentes do seu. Dessa maneira, é extremante necessário ter educação e respeito com seus colegas, levando suas opiniões em consideração e sendo sempre cordial com todas as pessoas. Sorria, seja positivo e ofereça ajuda sempre que sentir que algum colega está desanimado ou atarefado. Empatia é uma qualidade importante e valiosa! Além disso, não tenha atitudes racistas, homofóbicas ou misóginas e respeite a vivência de todas as pessoas que trabalham com você.

ATENTE-SE AO LINGUAJAR

Por mais que sua empresa tenha um clima informal, evite usar um excesso de gírias ou falar palavrões. Tenha um linguajar adequado na hora de falar com seus colegas e clientes.

PROCURE DEIXAR OS ASSUNTOS PESSOAIS DE LADO

Na hora em que você estiver trabalhando, lembre-se que seu tempo é dedicado às tarefas da empresa. Com isso, evite atender o celular ou entrar em sites de entretenimento durante o seu horário comercial. Deixe para fazer essas atividades durante o horário de almoço ou quando estiver em sua casa.

Atrelando essas características a um trabalho duro e suado, assim como ao seu talento, difícil vai ser encontrar alguém que te segure rumo ao topo!

 

Fonte: http://www.jrmcoaching.com.br/

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17 de fevereiro de 2017 Sem categoria

Veja 7 dicas para conseguir um novo emprego em 2017

POR G1

Com o início do ano muitas pessoas vão atrás de uma oportunidade ou de uma nova colocação no mercado de trabalho, mas como continuar a busca e se diferenciar entre tantos candidatos?

O número de desempregados chegou a 12 milhões de brasileiros e a expectativa é que o cenário só volte a melhorar a partir de meados do ano. Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil fechou 858.333 postos de trabalho formais entre janeiro e novembro de 2016.

“É importante ter claro que, em momentos de incertezas na economia e nos resultados das empresas, o surgimento de novas oportunidades fica comprometido, com isso, buscar uma recolocação no mercado de trabalho tende a ser mais dificultoso. Mas, isso não torna impossível”, afirma Celso Bazzola, consultor em recursos humanos e diretor executivo da BAZZ Estratégia e Operação de RH.

Segundo ele, o primeiro passo é tentar manter a calma durante o período de busca. Manter a tranquilidade e o equilíbrio é essencial para o reposicionamento.

“A ansiedade e o desespero tende a dificultar ainda mais o raciocínio e apresentação de suas habilidades técnicas e comportamentais, por isso é importante se controlar”, diz Bazzola.

Veja 7 dicas para conseguir um novo emprego neste ano:

1) O profissional deve ampliar sua rede de relacionamentos a cada momento, isto é trabalhar o networking. Segundo Bazzola, é importante que ele não seja utilizado somente nas necessidades e que o profissional também esteja pronto para ajudar e não deixar de ser lembrado.

2) Defina a estratégia para que possa desenvolver sua auto apresentação, de forma transparente, segura e que demonstre preparo.

3) Crie interesse por parte do entrevistador, através de um currículo bem elaborado, com ordem e clareza na apresentação descrita e verbal, apresentando quais seus objetivos e seu potencial.

4) Cuidar da imagem pessoal é tão importante quantos os demais itens, demonstram autoestima e amor próprio, pois, primeiro temos que gostar de nós mesmos para depois gostar do que fazemos.

5) Busque conhecimento e informações além de sua formação, a fim de manter-se atualizado diante das mudanças de mercado.

6) Conheça as empresas que tem interesse em buscar oportunidades, analisando seus produtos ou serviços, estrutura e sua colocação de mercado.

7) Tenha transparência e autenticidade, esses pontos que atraem as empresas, portanto, não queira construir um personagem, seja você mesmo, demonstre o quanto tem valor nas competências técnicas e comportamentais.

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