Feira ‘Morar & Construir 2018’ terá palestras e workshops com temas voltados para Tecnologia e Sustentabilidade

Por: Assessoria de Comunicação

 

Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas através de iniciativas sustentáveis por meio de recursos tecnológicos. Esta é uma das linhas de trabalho que serão compartilhadas com o grande público através de palestras e workshops da feira “Morar & Construir 2018”. Evento gratuito promovido pelo Sinduscon-CN e Sebrae Rio, que acontecerá a partir desta sexta-feira (23/11) e que vai até domingo (25/11), no Espaço ARP – Bloco 5, em Nova Friburgo.

Entre essas iniciativas de caráter conscientizador está o Workshop “Soluções para Cidades”, que inclui em sua programação as palestras: “Ruas do Futuro e seu Impacto na Qualidade de Vida das Cidades” e “Iniciativa inovadora – Programa Calçada Acessível”. Ambas acontecerão no dia 24 de novembro (sábado), a partir das 15h, e serão ministradas por profissionais da Associação brasileira de Cimento Portland (ABCP).

De acordo com a ABCP, o programa “Soluções para Cidades” tem como objetivo apoiar os municípios, acelerando e qualificando o desenvolvimento urbano, através de projetos, parcerias e transmissão de conhecimento aos administradores municipais e demais atores urbanos. E sua principal motivação é justamente influenciar positivamente na qualidade de vida das pessoas com a melhoria da infraestrutura urbana, através de intervenções que contribuam para o desenvolvimento das cidades.

No domingo (25/11), às 15h, será a vez da palestra do Sindicato da Indústria de Instalações Elétricas, Gás, Hidráulicas e Sanitárias (Sindistal), que vai apresentar aos empresários da região e demais visitantes seu Programa de Gestão em Eficiência Energética, mais conhecido como PGEE, outra iniciativa

baseada em preceitos da Sustentabilidade com foco na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Essa iniciativa, que já foi premiada pela Firjan em 2016, no quesito “Iniciativa Sustentável”, é uma das mais importantes e eficientes no que diz respeito a otimização do consumo de energia nas empresas, que ajuda a evitar desperdícios e promove economia de recursos de maneira sustentável.

Segundo o Sindistal, responsável pela palestra, o PGEE tem como objetivo elaborar, construir e aplicar novas estratégias que promovam a melhoria da competitividade, capacitação, novas técnicas e tecnologias nas empresas (sejam da indústria, comércio, ou serviços) ou em condomínios (comerciais e residenciais).

Para Gustavo Sarruf, presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil Centro Norte Fluminense (Sinduscon-CN), as palestras e workshops que acontecerão durante a feira “Morar & Construir 2018” têm como característica difundir conhecimento tanto para quem é da área quanto para quem apenas se interessa por ela. “Estamos fazendo um evento voltado para todos os que atuam nos mais variados segmentos da construção, mas também pensamos nas pessoas que não trabalham nessa área, mas têm interesse, ou buscam alguma informação que possa ajudar a sanar dúvidas, ou até estimular novas ideias que resultem em obras, melhorias e aprimoramentos que vão ajudar a movimentar o mercado. O importante é mostrar a todos os visitantes/participantes que o setor da Construção Civil tem muito a contribuir para a sociedade, não somente no aspecto econômico de suas atividades, mas também na melhoria da qualidade de vida das pessoas, por meio do uso da Tecnologia e de iniciativas de caráter Sustentável, que hoje não podem estar desassociadas de nosso cotidiano, pois passou a ser algo que o mercado tem como exigência”, destaca.

 

Outras palestras

 

De acordo com a organização do evento, ao todo serão realizadas nove palestras, dois workshops, três shows, dezenas de exposições e atividades recreativas para os visitantes. As palestras serão ministradas por entidades e instituições de renome como: Sebrae Rio, Firjan, Acianf, Sindistal, ABCP, Copagaz e Caixa Econômica Federal.

Além disso, haverá uma Sessão de Negócios que pretende reunir mais de 50 empresas da Região Serrana, onde há a expectativa de realização de negócios e promoção de networking para movimentar o setor da Construção Civil na região.

 

Programação de palestras

 

23 de novembro

17h – Palestra Sebrae: “Cenários e Oportunidades para a Construção Civil” (Professora Ana Maria  Castelo – FGV/SP)

 

24 de novembro

14h – Palestra Firjan: “Papel do BIM na Digitalização da Construção” (Sérgio Leusin – Diretor da GDP)

15h – Palestra da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP): “Ruas do Futuro e seus Impactos na Qualidade de Vida das Cidades” (Engenheiro Alex Machio)

15h30 – Palestra ABCP: “Iniciativas Inovadoras – Programa Calçada Acessível” (Engenheiro Eduardo D´Ávila)

17h – Workshop “Introdução ao Revit – O que é BIM?” (Será realizado na unidade móvel Firjan SENAI)

18h – Palestra I-gás/Copagaz

19h – Palestra Caixa Econômica Federal

 

25 de novembro

14h – Palestra do Conselho Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ): “Por que contratar um Arquiteto?” (Luana Pimenta – conselheira do CAU/RJ e Raquel Pillon – analista técnica do CAU/RJ)

15h – Palestra Sindistal: “Programa de Gestão em Eficiência Energética – PGEE”.

17h – Palestra Acianf: “Projeto Vamos Florir Nova Friburgo”

17h30 – Workshop “Introdução ao Revit – O que é BIM?” (Será realizado na unidade móvel Firjan SENAI)

Serviço:

 

O quê: Feira “Morar e Construir 2018”

Quando: 23, 24 e 25 de novembro (sexta, sábado e domingo)

Horários:

23/11 – 16h às 21h30

24/11 – 14h as 21h30

25/11 – 14h às 21h30

Local: Espaço Arp – Bloco 5

Endereço: Avenida Conselheiro Julius Arp, nº 80 – Centro / Nova Friburgo

Contato: (22) 2524-1600 (Sinduscon-CN)

Preço: Entrada Gratuita

 

 

FLYER_Morar e Construir