Mountains 2018

Aconteceu hoje, 10 de dezembro, no Teatro Municipal de Nova Friburgo, a abertura do Mountains 2018, que agrega o 3º workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanha, sob o tema “Experiências e desafios para as políticas públicas sustentáveis” e a 2ª Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha e as excursões técnicas.

Com o objetivo de discutir iniciativas que visam à gestão sustentável dos ambientes de montanha, envolvendo os diversos atores que atuam nesses espaços, a Conferência debaterá questões relacionadas à conexão entre o conhecimento científico e a tomada de decisões, incluindo as perspectivas para ampliar e disseminar o conhecimento sobre o tema da gestão sustentável e integrada dos ambientes de montanha.

Organizado por instituições do Brasil, Portugal e Escócia, o Mountains 2018 conta com o apoio de várias organizações, nacionais e internacionais, relacionadas ao tema de montanha. Estima-se um público superior a 200 participantes oriundos de diversos países.

Compondo a mesa na abertura do evento, estavam o prefeito Renato Bravo, a pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, Adriana Aquino, o reitor da UFRJ, Ricardo Mota Miranda, o diretor executivo de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa, Celso Luiz Moretti, o diretor executivo adjunto da Crescente Fértil, Luis Felipe César, o diretor do ‘Centre for Mountain Studies, professor Martin Price; a diretora da Universidade Federal do Ceará, Mônica Aquino, a coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp e a investigadora do Centro de Investigação da Montanha, Isabel Ferreira. Além deles, na plateia, estavam o Vice-Presidente de Agronegócios da Associação Comercial de Nova Friburgo e Supervisor Regional Serrano da Emater, Alexandre Jacintho e, o veterinário e pioneiro na plantação do lúpulo em Amparo – Nova Friburgo, Paulo Celles Cordeiro.

A coordenadora regional do Sebrae, Fernanda Gripp, lembrou um antigo prefeito ao citar que “Friburgo é uma cidade dentro de um parque” e reforçou a necessidade de cuidar e preservar o município.

Ao finalizar a abertura do evento, o Prefeito enfatizou o quanto Nova Friburgo é peculiar e especial. “Estamos no verão e o clima que estamos vivenciando é de montanha. Já dá para perceber o quanto nossa relação é especial com as montanhas, não é?” Renato aproveitou para reforçar o compromisso de formalizar uma política pública verdadeira para a preservação das montanhas.

 

mountains 4

 

mountains 2

 

mountains 3

 

mountains