OUTUBRO ROSA E NOVEMBRO AZUL – Conscientização e Informação podem salvar vidas

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), até 2017, o Brasil pode ter 57 mil novos casos de câncer de mama. Esse é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, perdendo, somente, para o de pele não melanoma. Considerado raro antes dos 35 anos, sua incidência aumenta progressivamente após essa idade, e, especialmente, após os 50 anos.

Em 1990, durante a primeira “Corrida pela Cura”, realizada em Nova York, o laço cor-de-rosa foi lançado pela Fundação Susan G. Komen, simbolizando a conscientização desse tipo de câncer.

Atualmente, durante o Outubro Rosa, acontecem diversas atividades, que tem como objetivo fortalecer a necessidade e a importância de um diagnóstico precoce. Geralmente, também acontecem eventos para angariar fundos para pesquisas que estudam a causa, prevenção, diagnóstico, tratamento e cura do câncer.

Assim como as mulheres, os homens também iniciaram uma campanha de conscientização para a saúde masculina. O Movember (Mustache + November em inglês. Bigode + Novembro) nasceu na Austrália, em 1999, quando um grupo de amigos deixou o bigode crescer, durante todo o mês de novembro, como apoio à conscientização da saúde do homem e arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade.

O mês de novembro foi escolhido por comemorar no dia 17, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No Brasil, o Novembro Azul foi uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia.

De todos os tipos de câncer, o de próstata é o sexto mais comum no mundo, e aquele que mais afeta os homens. Um dos principais fatores, além da falta de informação, ainda é o preconceito com o exame de toque retal e exame de sangue PSA. A recomendação da Sociedade Brasileira de Urologia é que todos os homens que tenham mais de 45 anos façam um exame da próstata todos os anos.

Entre as dicas importantes para reduzir a incidência dos dois tipos de câncer estão: o autoexame, o acompanhamento regular com um especialista, atividade física, manter uma alimentação balanceada, não fumar e não ingerir álcool.

Ação

A Associação Comercial de Nova Friburgo produziu bottons personalizados com a temática do Outubro Rosa com o objetivo de conscientizar toda a população em relação ao assunto.

Os estabelecimentos comerciais do centro do município receberam o item para ser usado durante o mês em questão.

 

outubro-rosa