PROJETO 100 ANOS ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE NOVA FRIBURGO

Na segunda, feira, dia 25 de agosto, aconteceu a primeira apresentação do Projeto 100 anos da Acianf, que tem como objetivo levantar a história da Associação Comercial de Nova Friburgo e mostrar sua trajetória, assim como sua importância, desde sua criação, em 1917.

A historiadora Élica Estebanez iniciou a apresentação com a afirmação de que Nova Friburgo foi uma cidade planejada pelo príncipe Dom João VI, o que a torna, oficialmente, uma Cidade Real. O projeto consistia em trazer, para o Brasil, uma colônia de suíços para dar vida à Vila de Nova Friburgo. Foram trazidas 100 famílias suíças para o Brasil e segundo Hermann Burmeister, esse foi um “marco inaugural da política de colonização estrangeira no Brasil”.

Criada para promover, coordenar e orientar os interesses dos comerciantes, agricultores e profissionais liberais, a Associação Comercial de Nova Friburgo, antes conhecida como Associação Friburguense da Lavoura, Comércio e Indústria foi berço de muitas instituições friburguenses como o Clube dos Diretores Lojistas (CDL), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similiares de Nova Friburgo (SHRBSNF), Nova Friburgo Convention & Visitors Bureau, Associação dos Engenheiros e Arquitetos (AEANF), Sindicato do Comércio Varejistas (Sincomércio), Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), entre outros.

Esses encontros acontecerão uma vez ao mês até o mês de dezembro e é uma preparação para o evento de 100 anos da Associação Comercial.

Estiveram presentes 40 pessoas nessa primeira apresentação, entre membros da diretoria e do conselho da Acianf, funcionários e parceiros.dsc_0040