Reunião Junto ao Embrapa Acontece na Associação Comercial

Reuniram-se no dia de ontem, na sede da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Nova Friburgo, representantes de importantes entidades para discutir sobre futuras pesquisas da exploração do lúpulo na Região Serrana junto ao Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

A iniciativa foi do Diretor de Agronegócios da Acianf, Paulo Cordeiro, que, em abril de 2018, entregou em mãos, em Brasília, uma carta ao Dr. Maurício Antônio Lopes, Presidente da Embrapa, solicitando uma linha de pesquisa com Lúpulos. O pedido foi atendido, originando a reunião que aconteceu na Associação Comercial. Participaram dois técnicos do Embrapa Rio – Dr. Fernando Teixeira Samary e Dr. Gustavo Xavier.

Compôs a mesa o Vice-Presidente de Agronegócios da Associação Comercial e Presidente da Emater-Rio, Alexandre Jacintho, o Dr. Gustavo Xavier, Dr. Fernando Teixeira, o Secretário de Ciência e Tecnologia, Marcelo Verly e o Paulo Cordeiro, Conselheiro da Acianf.

Participaram da reunião, Celso Cariello, Produtor de Lúpulo de Bom Jardim, Gabriel Violento, do Montanhês, David Sorrentino, do Sitio do Coqueiro, Raul Marcos, da Secretaria de Ciência e Tecnologia, Paulo Mangia, do Evorlab, Juvenal Condack, Vice-Presidente Administrativo da Acianf, Julio Cordeiro, Presidente da Acianf, Sérgio Paiva, da Beer Alliance, Ana Claudia Papillon, da Rota Cervejeira, Teresa Yoshiro, da Lúpulos Ninkasi, Monique Lopes Pereira da Silva, da Emater-Rio, Moema Cordeiro, do Circuito Amparo, Adriana Aquino, da Embrapa e Renato Linhares de Assis, da Embrapa-Nova Friburgo.

Foram ressaltados pontos importantes e fundamentais para corroborar a importância de mais incentivo para a produção de lúpulo em Nova Friburgo.

Nossa região possui, atualmente, 28 marcas sendo 12 fábricas. Somente esse dado já nos diferencia de outras regiões, já que possuímos marcas próprias. Segundo Júlio Cordeiro, Presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, a entidade apoiará a ação “ao divulgar as cervejarias da região”. Ressaltou que a Acianf faz parte do Mercoserra, estando, assim integrada às outras cidades e colaborando para o crescimento das mesmas.

WhatsApp Image 2018-06-18 at 15.17.24

WhatsApp Image 2018-06-18 at 15.17.25