SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

SEMANA DO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL

O Brasil se destaca quando o assunto é Empreendedorismo. Três em cada dez brasileiros adultos, entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, segundo dados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), feita no Brasil pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP).

Um dos fatores responsáveis por esse posicionamento admirável é a melhoria do ambiente legal, que permite o aumento do número de formalizações entre os trabalhadores. A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, determinou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um microempreendedor Individual (MEI) legalizado.

O MEI é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um MEI é necessário faturar, no máximo, até R$ 60.000,00 por ano e não ter participação em outra empresa como sócio ou titular.

Segundo o presidente da Associação Comercial de Nova Friburgo, Flávio Stern, “o microempreendedor individual tem inúmeras vantagens, entre elas, a facilidade de se formalizar e a redução de carga tributária. A formalização crescente dos trabalhadores promove a geração de renda e emprego, contribuindo para o desenvolvimento do município. Aqui em Nova Friburgo, a Acianf, o Sebrae e a Sala do Empreendedor, na Prefeitura, são grandes fomentadores e incentivadores do MEI. ”

Do dia 02 a 06 de maio, é comemorada a semana do Microempreendedor Individual e por isso, a Associação Comercial montou um calendário especial para comemorar a semana!

Na segunda, dia 02 de maio, a Andréa de Souza vai ministrar a palestra Marketing Relacional para micro empreendedores com o objetivo de mostrar que é de extrema importância potencializar seu negócio e fidelizar clientes. Já, na quinta, dia 05 de maio, A gerente de mídia da Designtec, Priscilla Franco, estará à frente da palestra Facebook para pequenos negócios.

No dia 12 de maio, quinta feira, o Coach Carlos Magliano ministra a palestra PNL para Empresários e irá mostrar as estratégias da PNL para encontrar novas e melhores soluções para seus problemas!

E, para fechar o calendário, teremos a palestra Gestão de Qualidade que terá a Dra. Jeanne Faria como palestrante.